A LICITAÇÃO DA ARTESP ( RESUMIDA E COMENTADA PARTE 1 )

Bom Dia


Antes em atenção ao ISRAEL



Bom dia roger hoje tive uma surpresa fazia tempo que não via hoje fui na rodoviária de Campinas e vi um monobloco Mercedes Benz 0364 cctc estacionado de frente a rodoviária de Campinas ai me veio uma lembrança do passado na época que a Ava e a Ouro Verde tinha bastante desses carros monoblocos rodando pela cidade de de Americana saudades da nossa querida Ava



Bom Dia Israel


Eu acho que sei de qual veículo vc esta falando, e de fato ainda bem que o preservaram também assim como um dos CIFERAL que também fica ou ficava estacionado no pátio atras da Rodoviária
Sobre os Monoblocos, me recordo deles em Americana, só me recordo se cheguei a viajar neles e de fato dá uma saudade danada desta época em AVA e OURO VERDE dividiam o transporte ai e o interessante é saber por que na época antiga as cidades de porte médio e até pequeno tinham carros com motor traseiro e com o tempo isso foi acabando?, puxa seria tão legal que pudéssemos ter esta oportunidade nos dias de hoje, mas enfim, resta apenas a saudade mesmo



Abraços e fique com Deus



####################################################################



Bem gente vamos aos poucos destrinchando esta licitação da ARTESP

No dia de hoje trago a relação completa das linhas divulgadas e comentarei apenas da nossa área, a AREA 1 CAMPINAS E JUNDIAÍ



















Comentário

Pois é gente, é uma pena que não exista a profissão busólogo né kk, porque seria ótimo se pudéssemos ter a oportunidade financeira de conhecer todas as linhas desta área 1

Muitas linhas estão inativas e destacando as que conheço, na nossa micro região, temos o exemplo da MONTE ALEGRE DO SUL / SÃO PAULO, que foi operada na época do RÁPIDO SERRANO, e depois que passou para FÊNIX foi paralisada

Outras como por exemplo, a suburbana ÁGUAS DE LINDOIA / CAMPINAS nunca foram operadas, alias sobre esta linha em especial, eu torço para que ela possa ser ativada, por que seria a oportunidade de dar uma opção mais barata e com mais horários, pois ela incorporaria duas linhas suburbanas atuais, a AMPARO / ÁGUAS e AMPARO / JAGUARIÚNA e com isso poderia-se eliminar as ligações rodoviárias neste trecho, exceto, obviamente, a CAMPINAS / SOCORRO e CAMPINAS / OURO FINO


Sobre as demais linhas, eu confesso que tem várias que nem sei qual empresa opera, como por exemplo; SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA / VARGEM GRANDE DO SUL

Eu creio que, por alto, a maioria das linhas esteja com a dupla SANTA CRUZ, GRUPO BELARMINO e a partir dai vou chutar sobre o que pode acontecer na licitação

Entendo que, salvo uma grande surpresa, haverá um consorcio que, provavelmente já deva estar sendo negociado nos bastidores

A grande questão é, será que os grandes darão oportunidade as medias e pequenas empresas de participarem do consorcio, ou eles se unirão e abocanharão tudo???

Eu chutei 2 cenários

PRIMEIRO CENÁRIO

CONSÓRCIO COMETA, SANTA CRUZ, BELARMINO E TODAS AS EMPRESAS ATUAIS OPERANTES, ai por exemplo incluindo as menores, como VIA SOL E MM SOUZA

SEGUNDO CENÁRIO

COMETA, SANTA CRUZ E BELARMINO e tirando todas as medias e menores do jogo

A SANTA CRUZ E COMETA (que pertence a um grande grupo) são as únicas que estão bem financeiramente e com condições de dar grandes lances
No caso do grupo CHEDID, eles tem dinheiro? tem, mas não acho que com a mesma "bala na agulha " que as duas citadas por mim
O caso do BELARMINO é uma incógnita, eu acho que ele, para se manter, deverá abrir mão de participar de outras áreas onde atua hoje e concentrar-se na 1, dai eu acho que ele possa se estabelecer, afinal o que pega nesta área são as diversas linhas suburbanas que dificilmente COMETA E SANTA CRUZ fariam


Portanto esta aberta a temporada de palpites, quem tiver o seu e quiser comentar fiquem a vontade

Ainda analisarei alguns tópicos da licitação em postagem futura


É ISSO
FIQUEM COM DEUS

Comentários

  1. Boa tarde Roger bom antes de iniciar os palpites apenas uma ressalva sobre o trecho que vc citou de Vargem Grande do Sul a São Sebastião da Grama são trechos operados pela santa cruz/ nasser,bom essas linhas estão no cenário atual dos autos da artesp e realmente varias estão inativas creio que senão em todos mas na maioria dos lotes sempre tem algumas lembro de umas da região de Ribeirão também mas não vem ao caso no momento,bom outro detalhe é sobre essa linha suburbana de Aguas de Lindóia para Campinas ela nunca foi operada e acho que nem vai ser pois no novo projeto as novas linhas suburbanas não poderão ter mais que 70 km e das que já existem só poderão ter no maximo 120 km de distancia dos pontos inicial e final as que tem mais que isso deverão ser desmembradas ,apesar que se ela for incluida como já existente aí sem problema pois são entorno de 95 km entre Aguas e Campinas,sobre os cenários que voce citou quero dizer primeiro que acho que em todos os lotes haverão consórcios duvido que uma empresa seja qual for consiga pegar um lote todo ,na nossa região o primeiro cenário acho mais provável porém creio em algumas mudanças ,Belarmino com certeza não vai querer sair fora e acho que aqui ele irá usar apenas a Lira ,Santa Cruz vai querer se manter pois o trecho Campinas-Sp ela não vai querer largar de jeito nenhum porém acredito que será uma oportunidade de ela se livrar de vez das linhas mais curtas da nasser já que o foco dela são linhas partindo de Sp não espere ela assumindo linhas suburbanas e trechos curtos ,tá mais fácil a cometa fazer isso do que ela as outras creio que permaneçam já que agora pode participar em mais de um lote chuto que a fenix continue isso se ela não assumir as linhas da metrópolis também ,uma empresa que eu temo que fique de fora e muitos podem achar besteira é a Bragança já que o grupo danubio azul anda bem parado desde 2011 quase não renova e já ouvi muitos comentários de que não estariam bem ,espero estar enganado pois gosto do grupo ,a via sol tem grande chance de permanecer embora ela seja pequena mas é de um grupo forte a viação paraty que tem muitas linhas na região de Araraquara ,no projeto futuro tem linhas que seriam bem vindas também como Itapira-São João da Boa vista ,Itapira-São Sebastião da Grama,as suburbanas Amparo-Itapira e Mogi Guaçu-Itapira ,bom tem coisas interessantes nessa licitação embora eu continue torcendo para que ela não ocorra ,só que acho que dessa vez ela vai ocorrer sim pois no projeto original haveria danos aos grandes grupos já nesse novo edital parece que tudo melhorou para eles ,bem são apenas palpites aguardo as próximas postagens para que possa dar mais alguns kkkk abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nesta publicação da Artesp não encontrei a Linha Americana a Cosmópolis sendo que alguns horários vai até Paulínia também. Outra linha é a São Paulo a Artur Nogueira passando por Paulínia e Cosmópolis e alguns horários indo até Conchal.

    ResponderExcluir
  3. Lembrando outra linha que também desapareceu foi a Suburbana Artur Nogueira a Mogi Mirim via Holambra.

    ResponderExcluir
  4. Tratando - se de uma licitação internacional, acredito que tudo possa acontecer.
    Acho que não podemos ficar restrito apenas a essas empresas citadas acima. Eu imagino que grandes grupos estão de olho há muito tempo nessa licitação da Artesp, e existe empresa que consegue com toda a certeza dar conta de um único lote sozinha. E lembrando que grupos como a Cometa, Piracicabana, São empresários que possuem várias empresas.
    E acreditem apesar dessa área 1 não ser tão grande, quanto a área de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto que agrupam mais linhas, mas não podemos esquecer que Campinas é a Metrópole do interior de SP, Sua ligação com as demais cidades do estado e com a própria capital é bem grande. E a ligação de Jundiaí com sp também não fica atrás.
    Então vamos ficar de olho. Mas chuto que grupos grandes abocanharão a Região.
    Não creio muito em consórcio não.
    (Tiago Barros)

    ResponderExcluir
  5. Roger, na parte 2 vai postar as linhas propostas?

    A linha Americana e Cosmópolis é um caso complicado que não sei como vão resolver, pois trata-se de uma seção metropolitana mas o itinerário passa por Limeira. Uma possibilidade é a EMTU assumir ela e fazer como em algumas linhas da Rápido Campinas e da Gardênia, que saem da área da EMTU em Itupeva e Sapucaí Mirim-MG

    ResponderExcluir

Postar um comentário