DE VOLTA AS MEMORIAS BUSOLOGICAS

Bom Dia




Volto novamente a falar de memórias de vida busólogica

E como não poderia deixar passar, tenho que relembrar Americana, cidade que ja disse algumas vezes, que é a segunda cidade do coração

Minha relação com Americana começa nos 80 , pois minha mãe tem parentes lá e nós visitávamos a cidade, em media 3 vezes ao ano e isso foi até o final da decada de 90
Portanto foram anos e anos, acompanhando o transporte da cidade

Nesta epoca no urbano existia a AVA e a OURO VERDE
No rodoviário além das duas citadas, tinha a PIRACICABANA, como as principais

Minha primeira lembrança e a mais marcante na minha vida foi, quando vi e viajei pela primeira vez na vida num articulado
É incrivel, se contar que Americana, foi uma das primeiras cidades no Brasil a ter um onibus articulado, ninguém acredita

Mas ainda bem que ficaram algumas fotos como esta

Foto do ônibus CAIO da empresa AVA - Auto Viação Americana na cidade de Sumaré, São Paulo, Brasil, por Carlos Júnior


Não me recordo quantos articulados haviam, mas eles faziam linha do ZANAGA, que até então era o maior bairro da cidade, hoje não sei se é mais

Neste dia fui com meu falecido pai, e me recordo que fiquei em pé no meio da sanfona

Alias na cidade não existia a palavra articulado, mas sim eram os onibus sanfonados kkk

E lá fomos eu e meu pai segurando ali nas barras do meio da sanfona partindo da Av Saudade até o Zanaga
Pensa numa criança feliz, então, era eu naquele dia

Por mim, se pudesse, queria ficar o dia inteiro rodando dentro do onibus, mas logicamente não foi possivel

Infelizmente foi a primeira e unica vez que viajei nele, pois nas vezes seguintes não dava certo de pegar ele


OS DEMAIS ONIBUS DA AVA

Eu vi MONOBLOCOS, GABRIELAS, VITORIAS enfim, como sempre digo, é uma pena que não sabia que gostar de onibus era algo normal e nunca imaginei em fazer fotos 

A gente sempre ia até o ZANAGA e ao CENTRO

A OURO VERDE

Era algo engraçado e muito legal, pois a OURO VERDE tinha basicamente os mesmos modelos da AVA fora o articulado
Porém, por incrivel que pareça, nunca viajei num OURO VERDE, pois eles operavam em outros bairros da cidade como PRAIA AZUL


Houve a epoca da PRODAM, mas minha memoria não guardou quase nada desta epoca, a unica coisa que me vem a cabeça foi os ONIBUS THAMCO motor dianteiro, que tinham porta de uma folha semelhante aos do VITORIA



SOBRE AS LINHAS


As linhas que me lembro da AVA são

ANTONIO ZANAGA
ZANAGA 1
ZANAGA 2

A gente tinha que prestar bem atenção quando vinha o onibus para pegar o ZANAGA certo que era o ZANAGA 1 , mas teve um dia que erramos e pegamos o ZANAGA 2 e dai tivemos que voltar a pé um bom trecho, pq as 3 paravam em pontos distintos dentro do bairro

PRAIA DOS NAMORADOS

Era a linha que levava a Represa que foi um grande ponto turistico da cidade e lotava em fim de semana
Me lembro que fui apenas uma vez neste local


DA OURO VERDE lembro apenas duas

PRAIA AZUL

SÃO MANOEL - SÃO VITO




AGORA NA PARTE RODOVIARIA


Já contei aqui de passagem, que sempre iamos com a AVA, na epoca tinha os DIPLOMATA, e depois os MONOBLOCOS
Mas meu sonho era ir pela OURO VERDE KKKKK, porém meus pais nunca aceitaram pelo fato de "dar muita volta" kkkkkk
E ai que fiquei com a frustração de tbm nunca ter ido pela OURO VERDE tbm no rodoviário, que também tinha MONOBLOCOS, alias como disse as empresas durante longos anos compravam os mesmos modelos de veículos

Além disso, a AVA e OURO VERDE operavam no fretado da cidade, a OURO VERDE mais para as empresas de tecelagem , e da AVA a unica linha que recordo era para a GOOD YEAR

Mas ainda tinha e ainda tem, a VISATUR que tinha garagem da Av N s Fatima, e inclusive nos anos 2000 eu cheguei a fotografar, mas a foto foi perdida no meu antigo fotolog do TERRA

E tinha a CLEWIS e ainda tem, mas não recordo dos fretados dela na epoca


FALANDO MAIS SOBRE AS LINHAS RODOVIARIAS



Os modelos da PIRACICABANA destoavam dos da AVA e OURO VERDE, eles usavam os MARCOPOLO 3 e tinham uma caracteristica especial que era o itinerário de lona com fundo vermelho e as linhas escritas bem pequenas 
As linhas eram para São Paulo partindo de Americana e tbm a linha vinda de S PEDRO


A RODOVIARIA NO CENTRO


A antiga rodoviária ficava no centro da cidade mais proxima ao viaduto e era bem precária na epoca e só um tempo depois, construíram a nova
Lembro na epoca que o pessoal reclamou porque era bem longe kkkkkk


Enfim gente, isso foi só um resumão, pq se for contar tudo, ai vai ficar mais longo do que esta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


FIQUEM COM DEUS












Comentários

  1. Boa tarde Roger existia 5 articulados na Ava os carros Caio Gabriela n* 249/250/251/252/eo Caio Amélia n*291 meu pai foi primeiro a dirigir o carro o carro 291 na linha 624 Jardim Europa via Rio Branco depois ele foi remanejado pra Limeira que tanto tem uma foto dele Facebook da Ava não sei se você lembra os carros 249 e 250 fazia a linha fazia 101 Antônio Zanaga e o 249 a linha 103 Antônio Zanaga 2 a linha 102 que faz a linha Antônio Zanaga 1 não tinha carro articulado tinha só o carro Caio Gabriela n*278 a e outra coisa a Ouro Verde fez fretado pra goddyear sim depois a Viação Capellini entrou no lugar da Ouro Verde esta até hoje fazendo o fretado na goddyear

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seus relatos eu infelizmente nunca andei em nenhuma dessa 2 empresas mas admirava demais os ônibus delas principalmente na rodoviária de Campinas e quando acompanhava meu pai em algumas viagens, quando pude ter a oportunidade de acompanhar melhor a rotina dessas 2 empresas elas já estavam em uma visível decadência a ava me lembro que também foi pioneira em ter se não me engano uma máquina que imprimia as passagens dentro dos ônibus, os articulados não cheguei a ver de perto só vi o Gabriela que depois foi pra Campestre, enfim bons tempos que não voltam mais

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Roger por incrível que pareça até hoje o bairro Antônio Zanaga é o mais grande de Americana esses carros Sanfonados desculpa mais pra mim continua sendo a Ouro Verde também tinha só que não rodavam em Americana só em Sumaré pra Campinas eram Caio Vitória Sanfonados depois veio o carro Caio Alpha Sanfonados também não sei se você lembra mais os carros Caio Gabriela tinham o motor volvo b58 e Scania b 111 meu pai me disse que até o governador de São Paulo Paulo Maluf veio pra andar justamente na linha 101 Antônio Zanaga desculpa o tamanho do texto uma coisa que eu achei estranho que justamente os carros n*249/250/251/252 terminaram nas linhas 619 e 623 linhas da Cidade Nova antes de sair da frota da Ava no ano de 2006 ficaram 26 anos rodando em Americana depois nunca mais vi eles aqui em Americana

    ResponderExcluir
  4. boa Tarde Roger, este carro da foto foi o primeiro sanfonado que andei na vida, e também ficava no meio da sanfona, pois era a parte mais legal de andar.

    Andei em vários da AVA circular e nos carros que vinham para Campinas.
    A Ouro verde, andei de caio amélia dentro de Americana somente, nunca andei em rodoviário dela.

    A PRODAM, lembro que andei em um MBO364 circular que fazia linha Guaicurus via Jardim Glória e passava no Jardim São Paulo.
    Tinham vários Thamco também, que cheguei a andar e tinha também um caio amélia I prefixo 220 que fazia o Jardim Novo Mundo em Americana e passava somente na Avenida Cillos.

    Com certeza era um tempo muito bom.

    Sandro R dos Santos - SRS

    ResponderExcluir
  5. Até que se prove o contrario foi a primeira cidade a receber "sanfonão" na frota. Eram carros que faziam e até foram fixos por muitos anos na linha 101 Antonio Zanaga do urbano e nas suburbanas Cidade Nova via C. Salles e Cidade Nova via Av. Brasil. Nesse meio tempo e quase no fim da vida útil eles passaram em linhas como a 103 Antonio Zanaga II, 114 Zanaga x Mathiensen via Av. Cillos, Santa Barbara D´Oeste via Variante (SP-304), essa sendo linha intermunicipal. O carro 291 que era um Amelia Scania chegou a ser levado para Limeira pra rodar na linha do N. Sra. das Dores quando a AVA assumiu parte da operação urbana de lá.


    Nasci no Mollon, fui criado no Zanaga e antes de sair de Americana morei no Pq São Geronimo, andei tanto de AVA como Princesa Tecelã (Ouro Verde urbana). As frotas eram parecidas em carrocerias, o que diferenciava era a configurações internas (como balaustres e luminárias) e algumas externas (como para brisa repartido x para brisa inteiro).

    Boas lembranças dessa época.
    Carlos Lopez

    ResponderExcluir

Postar um comentário