MEMORIAS BUSOLOGICAS DE CAMPINAS

Bom Dia



Hoje vou reportar minhas lembranças de Campinas dos anos 80 no dia de hoje e começo nos 90 na proxima postagem


Assim como Americana, nesta época fazia basicamente apenas um trajeto e a unica vez que fui a um local diferente, foi quando pela primeira vez na vida, fui a um SHOPPING, na época o IGUATEMY era o único da cidade


Sempre visitávamos meus tios que moravam no PARQUE BRASILIA 


LEMBRANÇAS DE RODOVIÁRIOS DA ÉPOCA


Bom, a predominância era obviamente da COMETA, com seus lendários CMA na linha principalmente para São Paulo, e era bem legal de ver aquela fila de CMA saindo da antiga Rodoviária 

Mas vi tbm outros momentos muito interessantes, como a RAPIDO LUXO e seus MONOBLOCOS para Valinhos
Os VIAGGIOS G4 da PRINCESA DO OESTE para Artur Nogueira
Os NIELSON da BONAVITA para INDAIATUBA ( Alias a plataforma ficava ao lado do da AVA )
Tinha também os carros da SÃO JOÃO para SÃO JOÃO DA BOA VISTA
Os CRISTALIA, os CAPRIOLI, os AVA os OURO VERDE, OS NASSER, nossa, é muita coisa

E na rua de cima da Rodoviaria, saiam os urbanos da CAPRIOLI para o então distrito de Hortolandia 
Eram AMELIAS , GABRIELAS

Tinha os BONAVITA SUBURBANO pra Paulinia , era um modelo bem estranho que tinha vidro em baixo e o itinerário de lona tbm era partido rsrsr


E OS URBANOS DE CAMPINAS

Bom, eu tive o prazer, por muitos anos, de viajar nos CIFERAL da CCTC igual a este


Foto do ônibus 5706 da empresa CCTC - Companhia Campineira de Transportes Coletivos na cidade de Campinas, São Paulo, Brasil, por Carlos Eduardo S.  Rocha

O que me lembro destes carros que faziam a linha PQ BRASILIA VIA TAQUARAL - RODOVIÁRIA e que a entrada de passageiros era pela porta traseira e outro detalhe que me chamava a atenção era a poltrona do cobrador que tinha estilo tipo rodoviário com encosto alto
Além desta linha que era que usava me lembro das linhas JD FLAMBOYANT, VILA 31 DE MARÇO, SÃO MARCOS, E HIPERMERCADO que hoje é o CARREFOUR DOM PEDRO

Tbm na epoca  eu via os chamados BOI VERMELHO na linha para BARÃO e que infelizmente não consegui viajar


Foto do ônibus 6201 da empresa CCTC - Companhia Campineira de Transportes Coletivos na cidade de Campinas, São Paulo, Brasil, por Eduardo Souza da Silva


Se vc reparar na foto eles tinham esta forma de abrir a porta que era muito legal


UM LAMENTO

Logicamente o principal foi de não ter registrado nada, mas principalmente de nunca se ter nenhum registro de um dos carros mais inusitados que eu vi na vida que eram os SELETIVOS da época operados por ônibus rodoviários CMA e que tinha duas características, a primeira que a porta destes CMA era porta de urbano, por incrível que possa parecer e além disso eles tinham roleta aquela tipo de metro de 3 pontas
Estes carros faziam duas linhas apenas, uma para o SHOPPING e outra para o NOVA CAMPINAS e os via sempre parados no LARGO DO ROSARIO


Bom gente Domingo que vem a segunda parte 


FIQUEM COM DEUS




O

Comentários

  1. Boa tarde Roger deixa eu falar uma coisa que meu pai me disse e eu também não sabia antes da Ava e a Ouro Verde rodar em Americana no transporte urbano aqui em Americana a viação Caprioli em 1960 a 1970 segundo fez transporte urbano aqui a e outra coisa meu falecido avô foi faxineiro na Ava e na Ouro Verde também minha mãe me Disse que dono da Ouro Verde e da Ava era amigos de infância dele

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Roger excelente relato , creio que pra vc assim como pra mim e para outros fãs de onibus da região Campinas era o paraíso kkk tenho muitas memórias e saudade porém não aproveitei tanto os anos 80 pois era bem pequeno nessa época, mas cheguei a andar nessas lendas da CCTC quando eu tinha entre 5 e 6 anos já no final dela nessa época eu fazia um tratamento na Unicamp e ia com minha mãe de cristalia na época os viaggio g4 volvo até na rodoviária e depois embarcava na CCTC para Barão Geraldo não lembro de muito detalhes apenas flaschs desse tempo o que lembro é que eu chamava esses onibus de sacizão não me pergunte por que pois não me lembro, também me recordo um pouco desses ciferal e de ver na Unicamp alguns Gabriela que também não sei de que empresa era , outros detalhes da CCTC é que esses Cma tinham a 5 marcha travada para não andar demais , a garagem dela era na Vila Costa e Silva onde hoje é a cometa e a da cometa era na avenida João Jorge onde hoje é a igreja universal, sobre o modelo que você citou da bonavita não me lembro mas pelas características não seria um ciferal minuano? Na minha galeria tem a foto de um que tava guardado na antiga garagem da caprioli

    ResponderExcluir

Postar um comentário