UMA SITUAÇÃO INUSITADA NA LINHA URBANA AQUI DE AMPARO, JD BRASIL - JD SILMARA DESCOBERTA POR MIM E QUE ENVOLVEU ATÉ A JUSTIÇA

Bom Dia



ALERTA DE TEXTÃO ( SE VC NÃO GOSTA, VOLTE AMANHÃ ) OBRIGADO !!!




A algumas semanas, como já relatei aqui, tenho ido ao Centro da cidade de forma rápida e principalmente ali na REGIÃO DA RODOVIÁRIA

E um fato passou a me chamar a atenção

A linha do JD BRASIL - JD SILMARA, passou a fazer um trajeto, nesta região, diferente do habitual

NO MAPA ABAIXO VC TEM, NA COR AMARELA, O TRAJETO QUE TODA VIDA ELE FEZ, E NA COR VERMELHA, O TRAJETO QUE NESTAS ULTIMAS SEMANAS, EU PRESENCIEI ELE FAZENDO





Pois bem, diante disso, meu tino jornalistico investigativo foi despertado e passei a fazer observações ao longo das semanas para verificar se era algo esporádico
Porém ontem, junto com a minha mãe, voltamos a região da rodoviária e coincidiu dele estar passando no momento e pude ter a oportunidade de perseguir o onibus e fiz o registro de dentro do carro (  devidamente em segurança ), confirmando que não era algo esporádico





Diante da constatação, de que de fato ocorreu uma mudança de itinerário, eu fui na pagina do face da MIRAGE, e lá não tinha nada de informação a respeito

Depois fui conferir no CITTA MOBI e descobri que ali sim, tinha registrada a alteração do trajeto

Com todos estes elementos, liguei na MIRAGE, e questionei a moça sobre a mudança que tinha ocorrido e ele me confirmou que de fato havia acontecido a mudança já a bastante tempo e a questão envolveu a PROMOTORIA PUBLICA e a PREFEITURA

Segundo o que a moça me disse e depois fui confirmar na Prefeitura, este trajeto ( na linha amarela no mapa ) esta ocasionando situações de risco aos pedestres principalmente na conversão da RUA JOSE FONTANA com a RUA COMENDADOR GUIMARÃES


EXPLICANDO SOBRE ESTE CRUZAMENTO

Este cruzamento, a muito tempo na cidade, vem sendo alvo de polemica, isto porque, ali existe um radar de avanço de sinal vermelho e muitas pessoas reclamam que quem vem da RUA JOSE FONTANA e tenta acessar a RUA COMENDADOR GUIMARAES, pelo fato desta ULTIMA RUA ser muito movimentada, em horários de pico, o carro começa a fazer a travessia no sinal verde e para no meio do caminho e ai o sinal fecha e a pessoa é multada 
Provavelmente este tbm é um dos motivos

VEJA NA FOTO GOOGLE MAPS O LOCAL





E no caso se isso acontece com carro pequeno imagina com o ônibus, mas é logico que tbm existia a questão dos pedestres no local

Enfim, ai o fato é que a PROMOTORIA PUBLICA entrou na historia e determinou que a Prefeitura tomasse providencias para que o trajeto fosse alterado.

Só que tem um detalhe, esta mudança foi a coisa mais sem sentido possivel, pq vc aumenta o tempo da viagem e a quilometragem percorrida, e com isso como a linha já é deficitária, acabará impactando na planilha de custos da empresa
E o mais absurdo, só com esta mudança feita, o tempo de viagem da linha partindo do JD BRASIL ate a chegada no JD SILMARA que antes era de 25 minutos nos horários diretos e de 40 minutos nos horários VIA FIGUEIRA, ontem ao fazer um monitoramento no final da tarde, o horário com saída das 17 horas do JD BRASIL, chegou aqui no JD SILMARA onde eu moro as 17:55 PORTANTO UMA LINHA COM DEMORA DE QUASE 1 HORA dentro de uma cidade pequena como a nossa



AGORA A MINHA ATITUDE PRÁTICA


Em tomando conhecimento de tudo isso, resolvi não apenas ficar como o "reclamão de internet" e resolvi tomar providencias, pq esta errado, é simples assim

E liguei na PREFEITURA e falei com o fiscal responsável pelo transporte coletivo, o Sr PAULO, que me atendeu super bem e conversamos por quase 1 hora rsrsrs; falando sobre esta linha e sobre outros assuntos relacionados ao transporte


E dai dei uma sugestão que registrei posteriormente no 156 e cujo print vou colocar abaixo



Esta sugestão é basicamente que o onibus da linha passe a entrar e estacionar em uma das plataformas da RODOVIARIA, sendo que hoje em dia ela para fora da mesma


NO MAPA ABAIXO VC PODE VER A MINHA SUGESTÃO NA LINHA PRETA






NOSSA CONVERSA SOBRE O TRANSPORTE


Ele disse que existe projeto para desmembramento da linha e fazer que a linha do JD SILMARA possa ir somente ate a RODOVIARIA e o mesmo com a linha do JD BRASIL e JD FIGUEIRA 
Dai eu o contestei e disse que o melhor seria unir a linha do JD SILMARA com a linha do SANTA MARIA, ( sugestão ja dada por mim aqui no blog )
E ele disse que esta em estudos algumas alternativas e confirmou aquilo que ja sabia que esta linha do JD SILMARA é deficitária 

Ele me perguntou sobre o que eu achava do CITTA MOBI e disse a verdade, que ele tem vários problemas e que muitas vezes não registra todos os carros das linhas
E ele disse para que eu faça uma reclamação no CITTA MOBI, a fim de que possa se saber se o problema é com o aplicativo, ou com o GPS da MIRAGE


E SOBRE A MINHA IDEIA


Ele afirmou que gostou da minha ideia e que provavelmente vão acata-la e irão fazer um teste em breve


CONCLUSÃO


Então gente, espero que de fato seja feita a mudança idealizada por mim e se acaso acontecer, não será vitoria minha, até pq não uso o onibus, mas sim, será uma vitoria para quem usa, uma vitoria coletiva e que visa evitar que a MIRAGE use esta alteração como pretexto para aumento de tarifa

E quero dizer que eu sou assim, e talvez este seja o grande problema de ser aceito pelos empresários, pq eu estou no negocio de busologia, não somente por fotos, mas sim, para mudar as coisas e dentro de meu alcance, eu tento fazer e lamento não poder fazer em empresas de turismo e fretamento.
E deixo aqui a dica a todos que tem problemas com transportes em cidades do porte da nossa, que vc possam agir concretamente para mudar as coisas, e não ficar apenas na reclamação, e saibam que este é o grande mal de uma parcela dos brasileiros ai abrangendo todos os assuntos; as pessoas reclamam, sentadas atras do computador ou do celular e não agem; ora se vcs não agirem, nada vai mudar

Claro que pode ser que neste caso não exista a mudança sugerida, mas a minha parte eu fiz e espero que possa servir de exemplo pelo menos para uma pessoa que teve paciência de ler até o final


Se acaso tiver noticias a respeito, eu voltarei ao assunto


FIQUEM COM DEUS





Comentários

  1. Embora eu não saiba nada sobre as linhas de Amparo esse post me trouxe uma informação que nem imaginava que é sobre a existência de farol com radar de avanço em Amparo aliás eu achava que só tinha em Campinas de cidade mais próxima de Itapira com esse equipamento e eu já virei aí com onibus pelo menos umas 3 vezes no ano passado

    ResponderExcluir

Postar um comentário