Bom Dia
Antes eu agradeço ao FABIO por nos enviar a informação sobre a cidade de Cosmópolis, o qual eu estarei compartilhando
################################################################################################################################
Voltamos com muitas noticias
TARIFA DE ONIBUS EM AMPARO SERÁ REDUZIDA DE 3.40 PARA 2 REAIS A PARTIR DA SEMANA QUE VEM
Uma informação bombástica foi divulgada ontem pelo Presidente da Camara de Amparo.
A Camara aprovou por unanimidade a redução da tarifa do transporte urbano na catraca, dos atuais 3.40 para 2 reais de Segunda a Sábado e mantendo a gratuidade para quem tem cartão aos Domingos e feriados.
O projeto foi enviado a Camara pela Prefeitura
Atualmente a tarifa de 3.40 já é subsidiada, sendo que o valor real é de 3.70.
Ainda não se tem detalhes sobre de quanto será o aumento no valor do subsidio para custear esta nova redução da tarifa.
A previsão é que a redução possa vigorar a partir da proxima semana, pois ainda o projeto precisa ser sancionado pelo Prefeito.
ESCOLHIDA A EMPRESA PARA OPERAR O TRANSPORTE URBANO GRATUITO DE SANTO ANTONIO DA POSSE
Foi realizada na semana passada o pregão presencial para contratação de empresa para operar o transporte urbano gratuito na cidade de Sto Antonio da Posse
Atualmente o serviço é operado por veiculo da própria Prefeitura
E no pregão, a escolhida foi a GHILARDI, a mesma empresa possense que tbm ganhou a licitação de transporte de pacientes da cidade
Um fato a registrar é que além da GHILARDI, também participaram as empresa MULT E EXPRESSO METRÓPOLIS
EM COSMÓPOLIS, VIAÇÃO CAMPESTRE PEDE AUMENTO DE TARIFA PARA 9. 37
FONTE O COSMOPOLENSE
Da redação
Um ofício elaborado pela empresa de ônibus Campestre foi protocolado na Prefeitura de Cosmópolis solicitando o aumento da tarifa do transporte público da cidade em R$9,37. O protocolo foi feito no dia 12 de maio, mas a Prefeitura assegura que o valor não foi autorizado, e nem resposta foi feita por parte da Administração Municipal.
O documento, assinado pelo diretor da empresa que presta o serviço de transporte público na cidade, requer o reajuste da tarifa do ônibus que circula pela cidade para R$9,37. De acordo com o documento, a empresa alega que houve aumento de 25% do preço do diesel contando desde o mês de dezembro de 2020. Além do preço do combustível, a empresa alega que a manutenção dos veículos “também tiveram seus reajustes muito acima dos vários índices de inflação pesquisados no mercado”, diz trecho do documento.
Ainda sobre as alegações, que de acordo com a empresa, sugerem o aumento da tarifa, está a queda do número de usuários do transporte público que caiu 70% de janeiro de 2020 a maio de 2021.
Outro fator que a empresa alega ser oneroso aos seus rendimentos, é o número de passageiros não pagantes que utilizam o transporte público municipal.
“Outro fator importante é que a empresa é a única do setor de transporte de passageiros da cidade de Cosmópolis que transporte gratuitamente os passageiros acima de 60 anos e passageiros especiais cadastrados pela EMTU [Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos]. Hoje estes passageiros representam 60% do total de pessoas transportadas. Como o cálculo da tarifa é feita sobre o número de passageiros pagantes, esta acaba saindo cara para o passageiro comum e insuficientes para a empresa arcar com as despesas operacionais do serviço”, diz trecho da justificativa.
No mesmo documento, a Campestre considera que presença de mototaxistas, e transporte por aplicativos, como o Uber, “tem contribuído de forma expressiva para o esvaziamento do transporte coletivo de Cosmópolis”. No mesmo trecho, a empresa de ônibus classifica a presença destas outras formas de transporte de “desorganizada”.
Para tentar continuar com um valor de passagem próximo da tarifa de hoje, a Campestre diz que uma opção é voltar a cobrar passagem de idosos de 60 a 64 anos de idade. De acordo com a empresa, isso ‘pagaria o sistema por completo e de forma independente’. Outra opção é que a Prefeitura de Cosmópolis subsidie as passagens desta faixa etária já que a medida se trata de uma Lei Municipal.
Posicionamento da Prefeitura
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cosmópolis, o documento foi protocolado no Paço Municipal. Em resposta, o Executivo Municipal não respondeu ao pedido da empresa de ônibus. O chefe do Executivo diz que realiza estudos para viabilizar a licitação do Transporte Público.
“Não houve retorno por parte desta Administração pois, como informado anteriormente, não foi encontrado nenhum contrato vigente que estabelece vínculo com a Prefeitura de Cosmópolis. Vale ressaltar que já está havendo um estudo entre as Secretarias de Administração e Negócios Jurídicos para viabilizar uma licitação para finalmente regularizar a questão do transporte público municipal em Cosmópolis”, diz nota da Prefeitura.
DIVULGADO O SERVIÇO OPERADO PELA MACTUR EM MINAS GERAIS
A algum tempo atrás, eu postei aqui sobre a empresa MACTUR de Valinhos, deixando no ar uma dúvida sobre o fato de varios micro onibus terem sido registrados na capital Belo Horizonte
Abaixo um dos registros
Pois bem, agora nesta semana a empresa divulgou um stories informando que eles estão realizando serviço para a PETROBRAS na cidade de Betim
A empresa deve ter conseguido o contrato atraves de licitação que é a forma que a PETROBRAS escolhe os seus prestadores de serviço
Segundo a foto do stories são cerca de 10 micro onibus
Enfim, parabens a MACTUR que esta num processo de crescimento, lembrando que ela domina boa parte das linhas fretadas de funcionários da UNICAMP
GOVERNADOR ASSINA A CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PIRACICABA RMP
FONTE G1 PIRACICABA
O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), assinou nesta sexta-feira (18) um projeto de lei que cria a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). O texto ainda vai ser analisado e votado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), para então ser sancionado e entrar em vigor, caso aprovado.
"Isso estabelece um novo planejamento urbano, rural e também um planejamento de integração das cidades que agora passam a fazer parte da Região Metropolitana de Piracicaba. Isso vai ajudar na agregação de valor, na organização consorciada das cidades", afirmou Doria.
Acompanhado de assessores e autoridades, Doria cumpriu agenda em três locais em Piracicaba nesta sexta. O último compromisso foi a assinatura do projeto no Teatro do Engenho.
"Isso vai permitir uma melhor gestão do financiamento da saúde, da educação, de infraestrutura, de saneamento, de proteção ambiental, dos programas de cultura, programas de lazer, programas de turismo também, que pós-pandemia serão retomados com muita força, com grande vitalidade, para a economia, chamada economia criativa", completou.
Na última semana, o governador tinha se comprometido a assinar o projeto até 1º de agosto, dia do aniversário de Piracicaba.
Região metropolitana é um recorte político-espacial que envolve uma cidade central (metrópole) e sua oficialização permite a realização de ações conjuntas em aspectos econômico, social e político.
Na proposta, a região metropolitana será composta por 23 cidades do interior de São Paulo que já pertencem ao Aglomerado Urbano de Piracicaba, além de Pirassununga e Santa Cruz da Conceição:
- Águas de São Pedro
- Analândia
- Araras
- Capivari
- Charqueada
- Conchal
- Cordeirópolis
- Corumbataí
- Elias Fausto
- Ipeúna
- Iracemápolis
- Laranjal Paulista
- Leme
- Limeira
- Mombuca
- Piracicaba
- Rafard
- Rio Claro
- Rio das Pedras
- Saltinho
- Santa Gertrudes
- Santa Maria da Serra
- São Pedro
- Pirassununga
- Santa Cruz da Conceição
Segundo o Estado, os municípios, juntos, somam mais de 1,5 milhão de habitantes, o que representa 3,25% da população paulista.
COMENTÁRIO
Analisando por alto sobre a questão de transporte que é o que nos interessa, eu creio que esta RMP deverá ter muitas linhas seletivas como Piracicaba - Limeira / Araras - Conchal São Pedro - Piracicaba por exemplo
SITUAÇÃO COMPLICA EM LIMEIRA, PREFEITURA DIZ QUE NÃO TEM COMO PAGAR SUBSIDIO A SANCETUR
fonte RAPIDO NO AR
Na cidade de Limeira, a situação do transporte complicou
Depois da greve que aconteceu, e que acabou em virtude de decisão da justiça, um novo capitulo na historia dos problemas entre SANCETUR E PREFEITURA aconteceu
A PREFEITURA enviou o projeto a Camara para um novo repasse a empresa, porém a Camara rejeitou
Com isso a Prefeitura ficou impedida de fazer qualquer repasse, e em comunicado informou que a empresa a partir de agora, deverá arcar com todos os custos sozinha
Diante deste fato, resta aguardar se a SANCETUR irá cumprir o que prometeu, de abandonar o serviço emergencial caso não houvesse o subsidio
Qualquer novidade nós informaremos
FIQUEM COM DEUS
Bom dia Róger!
ResponderExcluirPelo que percebi na live do prefeito com relação a esse projeto de baixar o valor da passagem ele está caminhando para trocar de empresa.
Ele fala isso inclusive que vai ser feito a escolha de uma nova agora em julho.
Creio que a Mirage deva estar com seus dias contados aí em Amparo.