Bom Dia
ALERTA DE TEXTÃO
Vamos divulgar em primeira mão a NOVA licitação do transporte coletivo de Amparo e comenta-la.
Depois de inúmeras tentativas parece que agora a coisa vai; A administração resolveu pedir ajuda ao Ministério Publico para poder redigir um texto que não fosse alvo de ações da justiça pedindo impugnação.
CONCEITO DO NOVO SISTEMA
A Prefeitura continua com a ideia do sistema RITMA que significa REDE INTEGRADA DE TRANSPORTE DO MUNICIPIO DE AMPARO, com o seguinte organograma abaixo
O CONTRATO SERÁ DE 15 ANOS
COMO FICARÃO AS NOVAS LINHAS
Atualmente as linhas operantes são
JD BRASIL - JD SILMARA
JD BRASIL - JD SILMARA VIA FIGUEIRA E JD DAS AVES
RODOVIARIA - SÃO DIMAS em alguns horários atende ao VALE VERDE
RODOVIARIA - ARCADAS
RODOVIARIA - SANTA MARIA
RODOVIARIA - TRES PONTES em alguns horários ( via PLANALTO DA SERRA )
RODOVIARIA - MARCHIORI
SANTA MARIA - MINASA
SÃO DIMAS - MINASA
JD BRASIL - MINASA VIA PINHEIRINHO
RODOVIARIA - PANTALEÃO
RODOVIARIA - FLAMBOYANT
ARCADAS - TRES PONTES ( LINHÃO )
RODOVIARIA - NOVA ERA
Abaixo na tabela, como devem ficar as linhas
A mudança principal é que serão criadas três tipos de linhas
LINHA TRONCO
LINHA ALIMENTADORA
LINHA RADIAL
As LINHAS TRONCO serão identificadas com o código TRO
A TRO 1 será a linha RODOVIARIA - TRES PONTES
Nesta linha não haverá nenhuma mudança do que já existe atualmente.
A TRO 2 será a linha RODOVIARIA - SÃO DIMAS
Esta linha será a mais movimentada da cidade pois será responsável por absorver o movimento das alimentadoras do Terminal São Dimas
A TRO 3 será a linha RODOVIARIA - SÃO DIMAS VIA BAIRROS
Ai sim é a mudança mais radical
Esta linha irá substituir a linha RODOVIARIA - SANTA MARIA sobre a qual falaremos depois sobre o que será feito dela.
LINHAS ALIMENTADORAS
LINHA 04 - JD BRASIL - RODOVIARIA
A mudança principal é que a linha que historicamente fazia o percurso do JD BRASIL ao JD SILMARA agora será seccionada na RODOVIARIA
LINHA 05 - NOVA ERA - RODOVIARIA
Esta linha foi criada como parte do projeto do LINHÃO, que não deu certo, por falta de divulgação por parte da Prefeitura e de adesão dos usuários.
Com isso o trecho que atende ao Bairro Nova Era passa a ser uma linha separada.
Particularmente eu acho que o NOVA ERA deveria ser atendido pela linha do PANTALEÃO.
LINHA RADIAL
LINHA 06 - JD SILMARA - RODOVIÁRIA
Da mesma forma que falei do trecho JD BRASIL, esta linha deixa de ser bairro a bairro e passa a ser seccionada na RODOVIARIA
Como morador do bairro desde sempre, eu vejo q esta linha é totalmente inútil, carrega pouquíssimos passageiros atualmente e deveria deixar de existir e ser absorvida pela futura linha RODOVIARIA - SÃO DIMAS VIA BAIRROS
LINHA 07 JD FIGUEIRA - RODOVIARIA Com atendimento ao FLAMBOYANT E VALE VERDE.
Esta linha que antes era integrada a JD BRASIL - JD SILMARA passa a ser independente e a atender ao FLAMBOYANT que deixa de ter sua linha exclusiva e, ao VALE VERDE que deixa de ser atendido pelas linhas do SÃO DIMAS E ARCADAS.
LINHA 09 - RODOVIARIA - PANTALEÃO via Brumado
Nesta linha rural nada vai mudar
A GRANDE NOVIDADE SÃO AS LINHAS ALIMENTADORAS DO TERMINAL SÃO DIMAS
O TERMINAL SÃO DIMAS foi construído na gestão anterior com o nome de "terminal turístico" e que na prática, nunca foi um terminal e muito menos turístico.
Ele chegou a receber por algum tempo a linha da FENIX AMPARO - JAGUARIUNA
Enfim, passados quase 2 anos e meio ele se transformou em um "ponto de onibus de 1 milhão de reais "
Mas agora ele vai ganhar uma função importante no novo sistema de transporte proposto, sendo o ponto final de duas linhas ALIMENTADORAS
AS LINHAS ALIMENTADORAS DO TERMINAL SÃO DIMAS
LINHA 21 - ARCADAS - TERMINAL SÃO DIMAS via MARCHIORI
A linha que serve ao distrito de Arcadas deixa de ir até a Rodoviária e passa a ser seccionada no Terminal.
LINHA 32 - SANTA MARIA - TERMINAL SÃO DIMAS VIA SÃO DIMAS
Creio q esta mudança possa ser a mais polemica de todas.
Os moradores do SANTA MARIA que sempre tiveram a ligação direta para a Rodoviária, passarão a fazer integração no TERMINAL SÃO DIMAS.
O trajeto desta linha tbm fará um CIRCULAR pelo bairro após passar pelo Terminal.
Eu, como amparense, posso falar com propriedade, o povo não gosta de mudanças nas rotinas de sua vida e a Prefeitura vai precisar de muita paciência para convencer os usuários dos benefícios das mudanças.
A utilização do Terminal São Dimas como integração foi uma das sugestões que dei em uma das audiências publicas, porém, além disso eu citei na época que a AVENIDA AIRTON SENNA que será duplicada e asfaltada em breve deveria ser a entrada e a saída do SÃO DIMAS com a abertura de um cruzamento com a RODOVIA SP 95.
Espero que um dia esta minha ideia seja implantada.
A CRIAÇÃO DA LINHA INÚTIL
Não sei por que cargas d' agua a Prefeitura resolveu criar uma linha totalmente sem noção denominada 31 JD BIANCA - SILVESTRE 1 / RUA NORUEGA.
Esta linha na pratica faz um circular atendendo o JD CAMANDUCAIA e os bairros citados e termina na RUA NORUEGA ao lado do SUPERMERCADO SANTANA.
Acho que este é um dos maiores equívocos desta licitação e tenho certeza absoluta que quando for implantada não vai servir de nada e logo logo será extinta.
Alias, ainda bem que a licitação prevê mudanças no decorrer do contrato.
LINHAS PARA FABRICA MINASA ESTÃO FORA DO SISTEMA
Algo que gostaria muito de obter uma explicação é sobre a não inclusão das linhas da MINASA no sistema
Provavelmente eu acho que já devem ter avisado a empresa que ela terá que providenciar um transporte fretado próprio com o inicio do sistema
USO DOS ONIBUS POR LINHA
As linhas troncos serão operadas por carros convencionais com ar condicionado e wi fi
As demais linhas serão operadas por carros midi e micro sem ar e sem wi fi.
Na pratica teremos 7 convencionais e 5 micros
Creio que distribuição de veiculos por linha será desta forma
1 convencional para linha de TRES PONTES
3 convencionais para linha do SÃO DIMAS DIRETO
2 convencionais para linha SÃO DIMAS VIA BAIRRO
1 convencional para linha SANTA MARIA - TERMINAL SÃO DIMAS
Eu acho que na linha do SÃO DIMAS DIRETO TRONCAL não sei se 3 carros serão suficientes, pois ela vai absorver os passageiros do bairro SÃO DIMAS, do SANTA MARIA que é o segundo maior bairro de Amparo, e do distrito de ARCADAS.
NO TEXTO ABAIXO MAIS DETALHES SOBRE OS VEÍCULOS
Enfim, espero que a ITT não consiga novamente barrar a licitação.
SOBRE OS FAVORITOS PARA GANHAR
Creio que a MIRAGE não deverá participar.
O BELARMINO acho quase impossível, pois esta nunca foi uma região que o atraísse
Pode ser que a JTP que vai sair de Bragança tenha interesse
Mas se fosse para apostar, jogaria minhas fichas na FENIX.
AGUARDEMOS E OREMOS
É ISSO
FIQUEM COM DEUS
A Fênix se assumisse a cidade iria diminuir os horários todos pois quando assumiu Mogi Guaçu trouxe só 22 ônibus e diminuiu todos os horários Obs: A licitação pede 37 ônibus
ResponderExcluir