A NOVA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE AMPARO RESUMIDA E COMENTADA

 Bom Dia 


ALERTA DE TEXTÃO



Vamos divulgar em primeira mão a NOVA licitação do transporte coletivo de Amparo e comenta-la.

Depois de inúmeras tentativas parece que agora a coisa vai; A administração resolveu pedir ajuda ao Ministério Publico para poder redigir um texto que não fosse alvo de ações da justiça pedindo impugnação.


CONCEITO DO NOVO SISTEMA


A Prefeitura continua com a ideia do sistema RITMA que significa REDE INTEGRADA DE TRANSPORTE DO MUNICIPIO DE AMPARO, com o seguinte organograma abaixo





O CONTRATO SERÁ DE 15 ANOS

CRITERIO DE ESCOLHA SERÁ A MENOR TARIFA PROPOSTA, PORÉM A EMPRESA DEVERÁ PAGAR OUTORGA DE 500.000 REAIS

DATA DA ABERTURA DOS ENVELOPES SERÁ DIA 16 DE NOVEMBRO


PRAZO PARA INICIO DAS OPERAÇÕES SERÁ DE 180 DIAS


HAVERÁ SUBSIDIO




HAVERÁ IMPLANTAÇÃO DO BILHETE UNICO 

Integração Tarifária / BILHETE ÚNICO  implantação de sistema de bilhetagem eletrônica (SBE)que permita a integração física e temporal entre as linhas, em um mesmo sentido de deslocamento, permitindo maior mobilidade à população.
Este sistema será usado principalmente na baldeação no TERMINAL SÃO DIMAS


COMO FICARÃO AS NOVAS LINHAS


Atualmente as linhas operantes são

JD BRASIL - JD SILMARA 

JD BRASIL - JD SILMARA VIA FIGUEIRA E JD DAS AVES

RODOVIARIA - SÃO DIMAS em alguns horários atende ao VALE VERDE

RODOVIARIA - ARCADAS

RODOVIARIA - SANTA MARIA

RODOVIARIA - TRES PONTES em alguns horários ( via PLANALTO DA SERRA )

RODOVIARIA - MARCHIORI

SANTA MARIA - MINASA 

SÃO DIMAS - MINASA

JD BRASIL - MINASA VIA PINHEIRINHO

RODOVIARIA - PANTALEÃO

RODOVIARIA - FLAMBOYANT

ARCADAS - TRES PONTES ( LINHÃO )

RODOVIARIA - NOVA ERA


Abaixo na tabela, como devem ficar as linhas 



A mudança principal é que serão criadas três tipos de linhas

LINHA TRONCO

LINHA ALIMENTADORA

LINHA RADIAL



As LINHAS TRONCO serão identificadas com o código TRO


A TRO 1 será a linha RODOVIARIA - TRES PONTES

Nesta linha não haverá nenhuma mudança do que já existe atualmente.


A TRO 2 será a linha RODOVIARIA - SÃO DIMAS 

Esta linha será a mais movimentada da cidade pois será responsável por absorver o movimento das alimentadoras do Terminal São Dimas


A TRO 3 será a linha RODOVIARIA - SÃO DIMAS VIA BAIRROS

Ai sim é a mudança mais radical

Esta linha irá substituir a linha RODOVIARIA - SANTA MARIA sobre a qual falaremos depois sobre o que será feito dela.


LINHAS ALIMENTADORAS 


LINHA 04 - JD BRASIL - RODOVIARIA 

A mudança principal é que a linha que historicamente fazia o percurso do JD BRASIL ao JD SILMARA agora será seccionada na RODOVIARIA


LINHA 05 - NOVA ERA - RODOVIARIA 

Esta linha foi criada como parte do projeto do LINHÃO, que não deu certo, por falta de divulgação por parte da Prefeitura e de adesão dos usuários.

Com isso o trecho que atende ao Bairro Nova Era passa a ser uma linha separada.

Particularmente eu acho que o NOVA ERA deveria ser atendido pela linha do PANTALEÃO.


LINHA RADIAL

LINHA 06 - JD SILMARA - RODOVIÁRIA 


Da mesma forma que falei do trecho JD BRASIL, esta linha deixa de ser bairro a bairro e passa a ser seccionada na RODOVIARIA

Como morador do bairro desde sempre, eu vejo q esta linha é totalmente inútil, carrega pouquíssimos passageiros atualmente e deveria deixar de existir e ser absorvida pela futura linha RODOVIARIA - SÃO DIMAS VIA BAIRROS


LINHA 07 JD FIGUEIRA - RODOVIARIA Com atendimento ao FLAMBOYANT E VALE VERDE.


Esta linha que antes era integrada a JD BRASIL - JD SILMARA passa a ser independente e a atender ao FLAMBOYANT que deixa de ter sua linha exclusiva e, ao VALE VERDE que deixa de ser atendido pelas linhas do SÃO DIMAS E ARCADAS.



LINHA 09 - RODOVIARIA - PANTALEÃO via Brumado

Nesta linha rural nada vai mudar



A GRANDE NOVIDADE SÃO AS LINHAS ALIMENTADORAS DO TERMINAL SÃO DIMAS


O TERMINAL SÃO DIMAS foi construído na gestão anterior com o nome de "terminal turístico" e que na prática, nunca foi um terminal e muito menos turístico.

Ele chegou a receber por algum tempo a linha da FENIX AMPARO - JAGUARIUNA

Enfim, passados quase 2 anos e meio ele se transformou em um "ponto de onibus de 1 milhão de reais "

Mas agora ele vai ganhar uma função importante no novo sistema de transporte proposto, sendo o ponto final de duas linhas ALIMENTADORAS


AS LINHAS ALIMENTADORAS DO TERMINAL SÃO DIMAS


LINHA 21 - ARCADAS - TERMINAL SÃO DIMAS via MARCHIORI

A linha que serve ao distrito de Arcadas deixa de ir até a Rodoviária e passa a ser seccionada no Terminal.


LINHA 32 - SANTA MARIA - TERMINAL SÃO DIMAS VIA SÃO DIMAS

Creio q esta mudança possa ser a mais polemica de todas.

Os moradores do SANTA MARIA que sempre tiveram a ligação direta para a Rodoviária, passarão a fazer integração no TERMINAL SÃO DIMAS.

O trajeto desta linha tbm fará um CIRCULAR pelo bairro após passar pelo Terminal.



Eu, como amparense, posso falar com propriedade, o povo não gosta de mudanças nas rotinas de sua vida e a Prefeitura vai precisar de muita paciência para convencer os usuários dos benefícios das mudanças.


A utilização do Terminal São Dimas como integração foi uma das sugestões que dei em uma das audiências publicas, porém, além disso eu citei na época que a AVENIDA AIRTON SENNA que será duplicada e asfaltada em breve deveria ser a entrada e a saída do SÃO DIMAS com a abertura de um cruzamento com a RODOVIA SP 95.

Espero que um dia esta minha ideia seja implantada.



A CRIAÇÃO DA LINHA INÚTIL


Não sei por que cargas d' agua a Prefeitura resolveu criar uma linha totalmente sem noção denominada 31 JD BIANCA - SILVESTRE 1 / RUA NORUEGA. 

Esta linha na pratica faz um circular atendendo o JD CAMANDUCAIA e os bairros citados e termina na RUA NORUEGA ao lado do SUPERMERCADO SANTANA.

Acho que este é um dos maiores equívocos desta licitação e tenho certeza absoluta que quando for implantada não vai servir de nada e logo logo será extinta.

Alias, ainda bem que a licitação prevê mudanças no decorrer do contrato. 


LINHAS PARA FABRICA MINASA ESTÃO FORA DO SISTEMA


Algo que gostaria muito de obter uma explicação é sobre a não inclusão das linhas da MINASA no sistema

Provavelmente eu acho que já devem ter avisado a empresa que ela terá que providenciar um transporte fretado próprio com o inicio do sistema


USO DOS ONIBUS POR LINHA

As linhas troncos serão operadas por carros convencionais com ar condicionado e wi fi

As demais linhas serão operadas por carros midi e micro sem ar e sem wi fi.

Na pratica teremos 7 convencionais e 5 micros

Creio que distribuição de veiculos por linha será desta forma

1 convencional para linha de TRES PONTES

3 convencionais para linha do SÃO DIMAS DIRETO

2 convencionais para linha SÃO DIMAS VIA BAIRRO

1 convencional para linha SANTA MARIA - TERMINAL SÃO DIMAS

Eu acho que na linha do SÃO DIMAS DIRETO TRONCAL não sei se 3 carros serão suficientes, pois ela vai absorver os passageiros do bairro SÃO DIMAS, do SANTA MARIA que é o segundo maior bairro de Amparo, e do distrito de ARCADAS.




NO TEXTO ABAIXO MAIS DETALHES SOBRE OS VEÍCULOS



Enfim, espero que a ITT não consiga novamente barrar a licitação.



SOBRE OS FAVORITOS PARA GANHAR


Creio que a MIRAGE não deverá participar.

O BELARMINO acho quase impossível, pois esta nunca foi uma região que o atraísse

Pode ser que a JTP que vai sair de Bragança tenha interesse

Mas se fosse para apostar, jogaria minhas fichas na FENIX.


AGUARDEMOS E OREMOS


É ISSO

FIQUEM COM DEUS



Comentários

  1. A Fênix se assumisse a cidade iria diminuir os horários todos pois quando assumiu Mogi Guaçu trouxe só 22 ônibus e diminuiu todos os horários Obs: A licitação pede 37 ônibus

    ResponderExcluir

Postar um comentário